Acadêmicos de Medicina: aprendizado em campo
Atendendo à demanda, o Hospital Vila da Serra realizou uma seleção de acadêmicos de medicina, ao todo foram escolhidos e contratados 35 estagiários para áreas de CTI Adulto e UCO, Ginecologias/Obstetrícia e Pediatria.
Ao contrário da residência médica – curso de pós-graduação lato senso que implica em treinamento em serviço com dedicação de 8 horas diárias, além de plantões e carga teórica – o estágio é uma experiência extra-curricular. Ele não conta como pontuação na formação do médico, mas traz a oportunidade de conhecimento em áreas de interesse do aluno, ajudando-o na posterior definição da sua carreira médica.
É preciso deixar claro que o acadêmico de medicina cumpre uma atividade muito bem definida pelo Regimento Interno dos Acadêmicos: a de somente observar, participando das discussões clínicas, das passagens de plantões, das reuniões científicas, etc. “Ele é sempre preceptorado por um médico do HVS, não lhe sendo permitida, em hipótese alguma, a atuação como médico”, complementa Dr. Penido, coordenador do Centro de Estudos e da Clínica de Nefrologia do HVS.