Mamografia - Hospital e Maternidade Vila da Serra - Mamografia

Dia Nacional da Mamografia

Data da publicação: 05/02/2013

Femama | Mamografia por mim

O cancêr de mama é o segundo tipo de cancêr mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. A cada ano responde por 22% de novos casos. O exame que detecta o problema é a mamografia e de forma a conscientizar as mulheres sobre a importância do exame, em 2008 foi criado o Dia Nacional da Mamografia.

A mamografia permite detectar precocemente o problema, sendo possível visualizar a lesões em fase inicial. É recomendado a realização do exame a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos ou segundo recomendação médica.

O exame é realizado em um aparelho chamado de Mamógrafo, a mama é comprimida (o desconforto é suportável) para que se tenha melhores imagens e um melhor diagnóstico.

Com investimentos do Ministério da Saúde de R$ 4,5 bilhões até 2014, o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo de Útero e de Mama objetiva reduzir a mortalidade entre os dois tipos de cânceres mais comuns entre as mulheres. Fafá de Belém é a madrinha do Programa Nacional de Qualidade de Mamografia. No vídeo abaixo, ela destaca a importância dos exames de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

Confira a Campanha-destaque realizada pela Femama

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) lança hoje uma campanha específica sobre o Dia Nacional da Mamografia, que tem como foco dar continuidade à campanha “Faça por Mim”, criada no Outubro Rosa 2011. A entidade pretende chamar a atenção das mulheres de todo o País, enfatizando a importância do diagnóstico precoce da doença.

A instituição criou o hotsite Mamografia por mim, no qual o usuário pode compor uma mensagem personalizada, escolhendo algumas opções de frases e fazendo o upload de uma foto. Em seguida, o usuário pode enviar a mensagem por e-mail às mulheres que ama, lembrando-as de fazerem sua mamografia. Estas mensagens também podem ser replicadas pelas redes sociais. Os internautas também podem ajudar a causa usando a hashtag #dianacionaldamamografia no Twitter e curtindo a fanpage da Femama no Facebook.

O presidente do Conselho Técnico Científico da Femama, Ricardo Caponero, dá o seu recado: “A mensagem mais importante é a de que a maior chance de cura do câncer de mama não advém de medicamentos novos e poderosos, mas do simples diagnóstico precoce da doença. Quanto mais cedo a gente encontrar, há mais chances de cura. Hoje a gente sabe que para cada 1 milímetro que o tumor cresce, a paciente perde 1% de chance de estar viva depois de 5 anos. Então quando a gente acha um tumor menor que 5 milímetros, a chance de cura chega a 95%. O diagnóstico precoce é o tratamento mais eficiente para garantir a vida das pacientes com câncer de mama”. | Fonte: http://www.blog.saude.gov.br