5 motivos para consumir chocolate sem culpa
Hoje, dia 26 de março, é o dia do cacau. Logo, o relacionamos ao chocolate. Nada mais justo, já que é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. Agregar chocolate na rotina faz bem à saúde, graças à presença de flavonoides, um antioxidante potente capaz de proteger o organismo dos danos gerados pelos radicais livres. Porém, para garantir uma quantidade boa desta substância, é preciso dar preferência ao amargo, pois nesta versão de chocolate há maior quantidade de cacau na composição.
Condenado por muitos por causa do teor calórico, estamos aqui para defender o seu consumo.
-
Previne o câncer no intestino.
Pesquisadores da Universidade de Georgetown, nos EUA, descobriram que há específicas moléculas presentes no cacau – as procianidinas, que são antioxidantes. Desta forma, age diretamente na proteção das células das degenerações, diminuindo a probabilidade de surgir tumores no intestino.
-
Diminui o colesterol ruim
O colesterol ruim, o LDL, é uma das principais fontes de gordura presentes na circulação sanguínea. Se há altas taxas de gordura no sangue, pode ocasionar o entupimento de veias e artérias, potencializando os riscos de infarto. A notícia boa é que os flavonoides, presentes no chocolate amargo, ajudam a elevar os níveis do colesterol bom, o HDL, e descompensar o colesterol ruim.
-
Melhora o fluxo arterial
Os flavonóides, mais uma vez, ajudam na dilatação das artérias, contribuindo para a diminuição da coagulação das plaquetas e da obstrução dos vasos sanguíneos. O resultado é a diminuição da pressão arterial.
-
Mantém a saúde cerebral
Devido à presença de antioxidantes, o consumo de chocolate amargo pode diminuir as chances de se ter um AVC. Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada pela universidade de Toronto, no Canadá. Os flavonóides atuam na prevenção de doenças cerebrais degenerativas, como o Alzheimer.
-
Promove o bem-estar
Ao ingerir chocolate, principalmente o amargo, liberam-se endorfina e dopamina no sangue, responsáveis pela sensação de prazer e relaxamento. Alguns especialistas afirmam que os efeitos da tensão pré-menstrual podem ser amenizados ao consumir chocolate.
Unir o útil ao agradável é a melhor fórmula para manter uma saúde equilibrada. Portanto, incluia esta delícia na sua rotina, atentando-se para a quantidade consumida. O ideal é que o consumo seja de 30 gramas, 4 a 5 vezes por semana. Mais do que isso pode descompensar os benefícios, pois o chocolate também é fonte de caloria, gordura e glicose.