Fevereiro Laranja: Juntos contra a Leucemia!
Este mês é dedicado à conscientização sobre a leucemia e à importância da doação de medula óssea.
As leucemias são um tipo de câncer onde ocorre o crescimento desordenado e anormal de células do sangue. Elas podem ser crônicas ou agudas.
Em ambos os casos ocorre perda progressiva da função da medula óssea, prejudicando a produção de células sanguíneas saudáveis e acometimento de outros órgãos como fígado, baço e linfonodos. As leucemias agudas são de crescimento rápido e as crônicas de crescimento mais indolente.
O tratamento varia de acordo com o tipo de leucemia. Geralmente, as formas crônicas são controladas com medicamentos, usados por via oral e por tempo indeterminado. As formas agudas são tratadas com quimioterapia intensiva, seguida ou não de transplante de medula óssea alogênico.
A indicação do transplante depende de vários fatores relacionados aos subtipos de leucemia aguda, condições clínicas do paciente e disponibilidade de um doador compatível, que pode ser um parente do paciente ou um voluntário de registro de doadores – “banco de doadores”.
Por isso, a doação voluntária de medula óssea é um ato muito importante e de uma generosidade imensa que salva vidas.
Cada doador potencial é uma esperança para aqueles que lutam contra a leucemia e outras doenças do sangue.
Sua compatibilidade pode ser a chave para salvar uma vida! Informe-se sobre o processo de doação e registre-se como doador.
Vamos unir forças para disseminar informações e promover a esperança.